O projeto Almofada de coração foi descoberto nos Estados Unidos e divulgado por Janet Kramer Mai, especialista em câncer de mama em Tennessee. Foi levado para a Dinamarca pela enfermeira Nancy Fries-Jensen do Hospital Frederiksberg, de onde se espelhou por grande parte da Europa e outros páises, inclusive no Brasil, onde já contagiou muitas pessoas a se movimentarem para a produção dessas almofadas, para doações aos hospitais e organização que tratam pacientes que passam pela cirurgia de mastectomia (retirada total ou parcial da mama).
A almofada foi desenhada para encaixar perfeitamente em baixo do braço, ajudando a aliviar a pressão sobre cicatriz ou dor quando o braço se apoia ou se movimenta. Protege a área operada, inclusive contra roupas, cinto de segurança, ou superfícies rígidas. Mantem curativos ou drenos seguros, e proporciona conforto ao dormir, sentar, dirigir, etc. Reduz o inchaço linfático provocado pela cirurgia, diminuindo também a tensão nos ombros.
Ela deve ser costurada com tecidos 100% algodão e exatos 150gr de fibra siliconizada, para manter a textura ideal. Não pode conter ziperes, botões, enfeites ou emendas para não causar irritações na pele que está sensível, as costuras devem ser embutidas e somente nas laterais da almofada.
A Loja Tear organiza o projeto na cidade de Piracicaba SP, atuando como posto de arrecadação e distribuição das almofadas. Também promove oficinas voluntarias, distribuie gratuitamente os moldes e disponibiliza passo a passo e orientações para quem desejar contribuir com o projeto.
COMO CONTRIBUIR:
-Confeccionando a almofada em casa e trazendo até a loja
-Participando das oficinas que são divulgadas pela loja
-Doando materiais para as oficinas