Seja bem-vindo(a), Faça login

VAMOS FALAR SOBRE PREÇO?

Você sabe calcular corretamente?
 

Design sem nome

 

Chegou a hora de colocar à venda aquela peça que você dedicou tempo para produzir com um ótimo acabamento. Mas, e agora, você sabe calcular o preço ou ainda é da turminha do multiplica por três?

 

A regra é clara, primeiramente colocar tudo na ponta do lápis, detalhadamente, cada item usado na produção. Mas é nesse momento que surge o maior empecilho de todos: a preguiça. Sim, é ela quem determina se você terá lucro ou prejuízo. ‘’Chutar’’ o preço se baseando somente nos preços de outras pessoas, na maioria das vezes não funciona. É claro que devemos saber o preço da concorrência, porém a produtividade de cada um é diferente, assim como o custo da matéria prima em cada região é diferente. Por isso agora é hora da decisão, seu artesanato vai ficar somente no hobby ou vai virar profissão? Pois bem, tomada a decisão de fazer de seu artesanato um negócio o primeiro passo é ter organização. Se manter sempre atualizado com relação a custos, sobre materiais e facilitadores para a produção de suas peças é essencial.

 

Em segundo lugar, digamos que você calculou direitinho cada item utilizado, você se lembrou de somar a isso suas horas trabalhadas? Aqui está o principal erro que você pode cometer. É necessário que você estabeleça quanto quer ganhar por cada hora trabalhada. Imagine-se como funcionário de sua própria ‘’empresa’’ e coloque também na ponta do lápis, juntamente com a matéria prima. Por exemplo, se sua hora custa 5,00 reais e você usou duas horas e meia para produção, você deverá somar 12,50 no custo do seu produto.

 

Acha que acabou por aí? Matéria prima somado a horas trabalhadas é igual ao preço do seu produto? Não! Chegou a hora de pensar na margem de lucro. Essa é você quem vai determinar, em porcentagem, e somar para dar seu preço final. Lembrando que nem sempre a margem que desejamos será a que devemos utilizar, já que poderá encarecer demais o produto e espantar clientes. Portanto, tenha bom senso e coloque uma margem que possibilite ter um mínimo de lucro e não te gere prejuízos.

 

São muitos detalhes, né pessoal? Mas vamos deixar a preguiça de lado e transformar em rotina essa tarefa de calcular o preço corretamente? Para facilitar disponibilizo aqui para download gratuito um modelo de tabela para colocar tudo na ponta do lápis e você também pode assistir ao meu vídeo com um passo a passo calculando o custo de uma necessaire básica como exemplo.

 

 Clique aqui para baixar a tabela 

 

 

Escrito por Carol Buselli em 25/05/2021
Instagram: @carolbuselli