Seja bem-vindo(a), Faça login

COMO FAZER COMPOSÊ?

Dicas para combinar tecidos

Composição do blog

 

Combinar tecidos não é uma tarefa que flui naturalmente. É a vivência entre as cores, padronagens e estampas que irá apurar seu olhar. Visualizar o trabalho pronto com as combinações escolhidas exige prática, e isso vai depender do seu tempo de experiência na lida com os tecidos. Entretanto, vamos a algumas dicas para te guiar na hora de montar suas combinações.

 

Crie o hábito de comprar seus tecidos já com as alternativas de cores e padronagens que combinem com aquela estampa que você gostou (nas lojas especializadas existem pessoas que te podem te auxiliar nessa missão!). Grande parte das vezes, criam-se coleções com a estampa principal e as alternativas de combinação. Nesse caso, a solução para o seu problema já está pronta, mas caso não esteja você pode usar as cores principais do seu tecido para determinar o “composê”. É preciso ter cuidado, não polua o visual do trabalho com muitas estampas, use cores neutras e outras padronagens de maneira inteligente.

 

Use a cor predominante da própria estampa e combine com texturas para realçar seu tecido principal. Fique atento às cores que mais aparecem, pois se você escolher justamente aquela cor que aparece em pequenos pontos do tecido, ela irá se destacar demais e poderá mudar o foco do seu trabalho.

 

Use cores de uma mesma palheta, escolher tecidos que componham um degradê é fácil de acertar e o visual do trabalho fica muito agradável. Mas lembre-se de usar um tecido neutro de base (branco, cru, bege, cinza, preto) para realçar todos os outros.

 

Não se prenda a círculos cromáticos, observe as cores colocando-as lado a lado e tente deixar a combinação agradável ao olhar. Na hora de harmonizar cores há incontáveis possibilidades.

 

Combinar tecidos é uma questão de estilo. Assim como seguir uma linha em determinadas tonalidades, como o “country” por exemplo. Não se prenda a regras e fique atenta a seu redor, observe novas paisagens para criar repertório e ter inspirações. Tenha um olhar curioso. Não se importe se errar no início e nem se acanhe em pedir ajuda. Só o tempo e o dia a dia entre tecidos farão fluir as composições e harmonizações.

 

Assista ao nosso video no Instagram para ver alguns exemplos
 Clique Aqui 

 

Escrito por Carol Buselli em 18/11/2021
Instagram: @carolbuselli